Exército

Santa Maria será referência na América Latina

Até o fim do ano, Santa Maria será a sede da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), concentrando o comando de mais de 23 mil militares e se consolidando como o polo com o maior efetivo e o poder de fogo da América Latina. Resta à região aproveitar o montante de recursos e de pessoas qualificadas que chegarão a mais, e também a fama que a região conquistará no meio militar.

Para o coronel Almeida Rosa, que trabalha na comunicação da 3ª DE, a cidade já está sendo percebida e identificada, no Brasil, como um centro de treinamento, sobretudo pela presença do Centro de Instrução de Blindados. Mas ele acredita que, com o tempo, será uma referência internacional:

_ Daqui a alguns anos, será comum falar de Santa Maria em qualquer lugar do mundo. Dois dos três tipos de simulação que serão possíveis no CAA-Sul já são feitas aqui há muito tempo, que é a construtiva, para os comandantes, e a virtual. O que o centro possibilitará é a simulação viva, no campo, e a integração das três. E o Brasil quer fazer isso com tecnologia própria. Se conseguir isso, mesmo que nossas fábricas não exportem, criaremos uma expectativa nos outros países.

Para o coronel Giovany Carrião, coordenador do Núcleo do CAA-Sul, investir nesse tipo de centro significa garantir a paz:

_ É o que chamamos de poder de dissuasão. Um país que saiba que temos um centro como o que teremos em Santa Maria pensará algumas vezes antes de permitir algum tipo de conflito com o Brasil.

_ O eixo formado por Santa Maria e Rosário do Sul está ficando muito importante para o Exército e para a Força Aérea nos últimos anos. É uma mostra da tendência de que, aos poucos, as Forças Armadas devem começar a concentrar as suas unidades, pelo menos no treinamento. E, como é raro de se ver, a cidade acordou para isso e está sabendo aproveitar, enviando representantes para eventos e se inserindo no ambiente em que os investimentos acontecem _ diz o editor da agência de notícias DefesaNet, Nelson Düring.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Novo horizonte na cidade

Próximo

Justiça determina redução da tarifa de ônibus de R$ 2,70 para R$ 2,30 em Passo Fundo

Economia